"Avaliação de Riscos e Cenários Prospectivos na Amazônia da COP30" é tema de seminário realizado pela Casa Militar 

foto1seminario

A Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará promoveu, nos dias 23 e 24 de junho, o Seminário de Capacitação Profissional em Avaliação de Riscos e Cenários Prospectivos na Amazônia. Cerca de 100 agentes participaram da capacitação, realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA), localizado na Travessa Perebebuí, em Belém.

Por meio das palestras, os agentes públicos que atuam ou buscam atuar na área da segurança e proteção de autoridades receberam conhecimentos e habilidades relacionados à avaliação de riscos em cenários futuros, com base na análise de tendências e dados oriundos da Inteligência Estratégica de Estado. 

O objetivo é habilitar  os agentes envolvidos para a adequada análise de risco, visando ações relacionadas à segurança e defesa dos Chefes de Estados no cenário da COP30.

O seminário teve duração de 30 horas/aulas e foi direcionado a agentes de segurança pública lotados na Casa Militar da Governadoria do Estado do Pará; Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP); Corpo de Bombeiros Militar do Pará; Polícia Penal do Pará; Forças Armadas e Gabinetes Militares do Pará.

COP30 e suas interfaces

Tráfico de drogas na Amazônia e riscos sociais; Organizações Criminosas na Amazônia e Avaliação de Riscos em Desastres Tecnológicos no Cenário da COP30 foram algumas das disciplinas ministradas por representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Exército Brasileiro, Tribunal de Justiça do Estado, Corpo de Bombeiros Militar do Pará, Polícia Civil, Universidade do Estado do Pará e Comitê Estadual COP30.

Palestrante do tema "Avaliação de riscos no cenário da COP30", o tenente-coronel do Exército Brasileiro Gustavo Monteiro destacou a importância das palestras em um momento tão estratégico. "É uma oportunidade em que fortalecemos a união interagências e discutimos os riscos inerentes a esse grande evento que se aproxima", avaliou.

Para o tenente-coronel Itamar Gaudêncio, coordenador pedagógico do seminário, a integração dos órgãos de segurança é o grande legado da capacitação. "A Casa Militar tem uma missão ligada à proteção do poder executivo estadual e das autoridades ligadas a ele, mas também está interligada a órgãos de segurança pública e das Forças Armadas. Ou seja, os agentes de segurança da Casa Militar interagiram com outros agentes e com os palestrantes e agora poderão construir novos conhecimentos relacionados, inclusive, à COP30", afirmou.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, em Belém, sendo o maior evento climático realizado na Região Amazônica. 

seminario

foto2seminario

jfest

lkijçes