Sobre acessibilidade

Serviços

Entrega de medalha marca o centenário da Casa Militar do Pará

O centenário da Casa Militar do Estado do Pará foi comemorado com uma cerimônia de entrega da Medalha Governador Lauro Sodré a 37 personalidades, militares e civis, que se destacaram por relevantes serviços prestados à instituição. O evento, realizado na noite desta terça-feira, 21, no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, também marcou  o início do III Curso Internacional de Segurança de Autoridades, com a aula inaugural ministrada pelo capitão PM do Rio de Janeiro, Paulo Storane.

O governador Simão Jatene, acompanhado do vice-governador, Zequinha Marinho, entregou a medalha Lauro Sodré aos homenageados e parabenizou o serviço desempenhado pela Casa Militar. “Falar de 100 anos em um país de 500 anos é algo que merece ser destacado”, reiterou o chefe do Executivo Estadual, ao lembrar a importante missão destinada aos militares que compõem a instituição.

“Os senhores têm uma enorme responsabilidade, não com a pessoa que vocês protegem, mas com o significado que essa pessoa representa. Proteger pessoas escolhidas pela sociedade para representá-los é um grande desafio, que é desempenhado por vocês com louvor”, afirmou o governador Simão Jatene ao se dirigir aos militares que compõem a Casa Militar do Pará, que tem como fundamento a proteção dos interesses do Estado, atuando na segurança do governador e da sede do Governo, além de desempenhar tarefas na área de inteligência.

O chefe da Casa Militar, Cesar Melo, agradeceu a toda a equipe e a todos os integrantes que já passaram pela instituição. “Obrigado pela dedicação de cada um de vocês. A Casa Militar é o que é pelas pessoas que a compõem. É uma honra ser o chefe da Casa Militar no momento em que ela completa um século de existência, quando temos um acúmulo de experiência, de sucessos e fracassos. Procuramos aprender com eles, para melhorar cada vez mais o nosso serviço”, destacou o tenente coronel Cesar Melo, chefe da Casa Militar do Estado do Pará.

Além da entrega da Medalha do Mérito Governador Lauro Sodré, instituída em 2005, em reconhecimento aos que contribuíram para o bom desempenho do serviço da Casa Militar, a instituição homenageou dois civis com a entrega do Diploma de Mérito. A homenagem aos servidores Antônio Sérgio Cardoso Aguiar e Izabel Cristina Barros Tavares reconhece os 41 anos de serviço dedicados à instituição.

Toni, como é conhecido Antônio Aguiar, se emocionou com o reconhecimento. “Quando eu comecei a trabalhar na Casa Militar a estrutura era bem menor do que a que temos hoje. Foi bom ver o quanto a instituição se fortaleceu e como ela vem desenvolvendo trabalhos de excelência, como o curso de segurança de autoridades, que é reconhecido em todo o Brasil. Me sinto muito honrado em fazer parte dessa história”, disse Antônio Sérgio Cardoso Aguiar.

A cerimônia foi encerrada com a aula magna ministrada pelo ex-capitão do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e mestre em Antropologia, Paulo Storani, que falou sobre como formar equipes de alto desempenho baseado nos métodos de treinamento do Bope. Para ele, os militares paraenses se destacam nessa área. “O Bope tem uma excelente impressão da qualidade dos militares paraenses, por conta das experiências que tiveram conosco, fazendo o curso de operações especiais. Foi uma grande satisfação e uma grande honra ter participado desse evento, que marca a consolidação de um processo que começou pela primeira equipe de militares, há 100 anos”, afirmou Storani, que foi consultor nos filmes Tropa de Elite 1 e 2.

A história da Casa Militar do Pará, criada pelo decreto governamental nº 3175, no dia 12 de fevereiro de 1917, pelo então governador Lauro Sodré, foi contada em um vídeo de sete minutos e registrada em uma revista lançada durante o evento, que será distribuída aos órgão públicos estaduais.

Por Agência Pará Acesse em http://www.agenciapara.com.br/Noticia/143376/entrega-de-medalha-marca-o-centenario-da-casa-militar-do-para

Áudios anteriores