Sobre acessibilidade

Serviços

Artigos Mais Artigos

24/02/2016 - 13:00

A Junta Comercial do Pará (Jucepa) acaba de inaugurar três novas Unidades Desconcentradas de atendimento, no interior do Estado. As UD’s de Breves, na Ilha do Marajó, São Miguel do Guamá, na Região Nordeste, e Eldorado dos Carajás, no Sul do Pará, já estão funcionando e representam mais rapidez e menos custos na abertura e regularização de empresas nessas localidades. “A partir de agora se torna muito mais fácil para que esse empresário possa fazer o registro de sua empresa”, afirmou o vice-presidente da Jucepa, Mauro Leônidas, durante a inauguração da UD Eldorado.

Com as três novas UD’s inauguradas já são 22 em funcionamento em todo o Estado. As Unidades Desconcentradas funcionam como coordenadorias regionais da Jucepa e permitem que o registro das empresas passe a ser feito na própria cidade. Na prática, isso representa mais facilidade para a regularização das atividades empresariais nos municípios e, consequentemente, uma melhoria de arrecadação na casa de 30% a 40%, tanto para o Estado quanto para os municípios onde as UD’s são instaladas. “Um dos aspectos mais importante é justamente o desenvolvimento que essas unidades geram em função das novas regularizações. Isso traz divisas para os municípios, quanto mais empreendimento regularizados, mais recursos para os municípios”, enfatizou Leônidas.

Entre os muitos benefícios das UD’s, o dirigente ressaltou ainda a possibilidade de redução de custos para os empreendedores locais. “Acredito que a partir daí poderemos, inclusive, reduzir custos para os empreendedores uma vez que o setor de contabilidade já não vai precisar se deslocar para outras cidades para fazer o registro, a regularização.”

O vice-presidente lembrou que a meta da presidente da Jucepa, Cilene Sabino, é levar a presença da Junta Comercial a todos os 144 municípios paraenses. O dirigente falou ainda do sistema Integrador Pará, que promete agilizar a abertura e regularização de empresas no Pará. “É uma novidade que já está sendo implementada e vai permitir, justamente, que além de estar presente fisicamente em todos os municípios paraenses, a Jucepa torne muito mais célere a regularização de empresas no Estado”, informou. “Isso faz parte de um esforço que o governo do estado está fazendo, que a Junta Comercial fazendo”, completou.

Fonte: Ascom/Jucepa