Sobre acessibilidade

Serviços

Artigos Mais Artigos

22/03/2019 - 09:15

Noventa pessoas, entre civis e militares, prestigiaram, na tarde desta quinta-feira, 14, no salão de Atos do Palácio do Despacho, a Cerimonia Militar em comemoração ao centésimo segundo aniversário da Casa Militar da Governadoria do Estado. Na abertura do evento, o Governador Hélder Barbalho e o vice-governador, Lúcio Vale, foram homenageados como Autoridades que colaboram com a Casa Militar. O Governador Hélder Barbalho, e o vice governador Lúcio Vale foram os responsáveis por condecorar com a Lauréa do Mérito Pessoal cinco policiais militares que se destacaram na prestação de serviços relevantes na área operacional e administrativo, dentre eles o Major André Icassatti, Capitão Khristian Castro, Capitão Verena Nascimento, 3º Sargento Sandra Silva e o 3º Sargento Elvis Monteiro.

A Casa Militar da Governadoria do Estado, foi criada em 12 de fevereiro de 1917, pelo Governador Lauro Sodré. Sua principal missão é assessorar o Governador, garantindo sua segurança e de toda a sua família, cuidar do seu transporte aéreo, fluvial e rodoviário. Coordenar as relações do chefe do Estado com autoridades militares, e garantir que todos os objetivos do Governador possam ser atingidos com eficiência.

O atual Chefe da Casa Militar da Governadoria do Estado, Coronel Costa Junior, é o trigésimo quarto chefe da Casa Militar. Nomeado pelo Governador do Estado, Hélder Barbalho. Coronel Costa Junior, possui especialização em policiamento comunitário na Universidade Sul de Santa Catarina; curso de desenvolvimento de dirigentes na Universidade Federal da Bahia e curso de policiamento comunitário na Agência Nacional de Polícia do Japão. O Coronel enfatiza com orgulho ocupar um cargo por onde passou importantes Personalidades Paraenses da corporação militar, como o Exmo Sr TEN EB Moura Carvalho(1931), e Sr Coronel Ribeiro Machado(1975-1983) chefe da casa militar por 8 anos, sendo o militar que permaneceu por mais tempo nesta função.  ‘’ Ser chefe da Casa Militar é exercer uma missão que exige muita confiança e responsabilidade, me sinto muito honrado em fazer parte dessa história, e, aproveito o momento para agradecer ao Governador Helder Barbalho toda a confiança depositada em mim e na minha equipe. ‘’  

Além do governador Helder Barbalho, e do vice-governador, Lúcio Vale, outras personalidades também foram homenageadas como colaboradoras da Casa Militar da Governadoria. Entre elas, o secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado; o Ouvidor-Geral do Estado, Arthur Houat; o secretário de Estado de Cidadania, Ricardo Balestreri; e o chefe de gabinete do Governo, Luiziel Guedes.

Para o Coronel Ronald, Chefe do Estado Maior, participar da Cerimônia em alusão ao centésimo segundo aniversário da Casa Militar é extremamente gratificante, ‘’ a Casa militar do Pará é uma instituição que atua com máxima lealdade ao sistema e princípios do Estado, do Governo e do povo, então, fazer 102 anos mostra a tamanha importância desta instituição como um todo’’, ressaltou.

‘’Nesses 36 anos de serviço que tenho na instituição militar nunca vi uma solenidade tão preparada e harmônica como essa, para mim é de fundamental importância participar desta solenidade, porque meu pai serviu com muita honra sua carreira militar e também foi chefe da casa militar, então, me senti muito lisonjeado pela homenagem que foi prestada ainda pouco a ele, gostaria de dizer também que isso aqui é um marco, a Casa Militar funciona de maneira indispensável e essencial, porque ela que garante o sustento e suporte para o nosso chefe maior que é o nosso Governador’’, pontuou o chefe do gabinete militar da ALEPA, Coronel Marco Antônio Machado.

O evento ainda teve participação da banda de Música da Policia Militar. Os músicos tocaram um repertório variado, com diversas marchas e entre elas a execução do Hino do Pará. A cerimônia foi encerrada com a apresentação dos alunos do Curso de Formação de Praças (CFAP/2019), a primeira turma de policiais militares formada na atual gestão do Governo.